Associação dos Cavaleiros da Vila Negra Associação dos Cavaleiros da Vila Negra

De onde aparecemos?

Em Julho de 2004, um grupo de amigos entendeu unir-se e formar uma associação de âmbito regional, sem fins lucrativos, sediada no concelho de Almodôvar em instalações provisórias gentilmente cedidas pelos seus associados, contando a curto prazo com o apoio da Autarquia na cedência de umas instalações para a sede da associação. A associação foi oficialmente fundada a 23 de Setembro de 2004.

Orientado por um conjunto de medidas previamente delineadas, poder-se-á dizer que este será um projecto de futuro que permitirá trazer - e já trouxe alguma - a equitação para o concelho de Almodôvar.
Esta modalidade não existia no concelho de Almodôvar, e mesmo a nível distrital podemos dizer que ainda não tem o impacto que deveria ter, sendo esta uma tradição portuguesa cuja origem se perde nos tempos.
A Associação já levou a cabo algumas iniciativas neste curto espaço de tempo, obviamente limitadas pela escassez de recursos financeiros e pela inexperiência natural de quem anda ainda a “gatinhar” no mundo do associativismo, mas a nossa força de vontade permite-nos mostrar que poderemos fazer algo de importante para o concelho e para a região, nomeadamente para a juventude.

Objectivos

Os nossos objectivos centram-se numa participação activa de todos aqueles que gostam de cavalos, com ou sem condições de possuírem um ou mais exemplares desta bela espécie, mas sempre bem-vindos à nossa Associação desde que seja para a enriquecer com ideias e valores, bem como praticarem esta modalidade em cavalos gentilmente cedidos por outros associados.

Agradecimentos

Passados ano e meio da existência da nossa Associação estamos todos de parabéns pelo desempenho que tivemos no âmbito associativo, concluímos o que estava previsto no plano de actividades de 2005, e temos já um programa para 2006.
È de louvar e de agradecer a todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram com a sua boa vontade com o seu trabalho em prol de uma Associação sem fins lucrativos com uma vertente cultural desportiva e social, nas actividades realizadas e que foram um sucesso onde algumas foram inéditas no nosso concelho.
Também às Instituições e Empresas Particulares que colaboraram com o seu apoio financeiro para que fosse possível a realização dos eventos previstos no plano de actividades de 2005 e dos que estão para vir no decorrer do ano 2006 que acreditaram no nosso esforço, na nossa organização, e na nossa capacidade de realização dos mesmos.
A equitação é já um ponto de referência para aqueles que nos visitaram ultimamente nos eventos realizados no nosso concelho, a equitação começa a fazer parte da vida dos Almodovarenses, não passa despercebida porque a Associação está sempre presente em todos as iniciativas em que possa colaborar com todas as Instituições locais e Distritais.
Não poderemos deixar de agradecer especialmente à Câmara Municipal de Almodôvar todo o apoio e a colaboração dada desde a cedência do terreno para a construção do picadeiro bem como das instalações da nossa sede social e de outros subsídios nomeadamente financeiros.
Contando a nossa Associação com 90 associados oriundos do concelho e de outros concelhos limítrofes, temos para 2006 outros objectivos a atingir que passam por uma componente educativa e social:
Pretendemos apresentar junto do Conselho Directivo das Escolas do 1º. e 2º Ciclo do Ensino, uma proposta para iniciar aulas de equitação das crianças e jovens que mostrem interesse por esta modalidade desportiva e de lazer. Estamos a estabelecer um protocolo com a CERCICOA para iniciar as aulas com crianças e adultos com deficiência física e mental, contamos já com um fisioterapeuta e com um equitador com formação específica nesta área.

Queremos colaborar na ocupação dos tempos livres dos jovens e também dos adultos queiram utilizar os nossos serviços e as nossas instalações.
Queremos que a INATEL possa contar com o nosso apoio na organização de eventos no nosso concelho e que procurem uma componente desportiva social e de lazer dos seus sócios, dado que esta instituição faz parte integrante dos nossos estatutos.
Queremos ter um papel ponderante no turismo e no desenvolvimento sócio económico da região, para isso apostamos em eventos que vão de encontro à descoberta das nossas paisagens da nossa gastronomia dos nossos costumes tradições e produtos regionais, para tal contamos com a Região da Planície Dourada.
Vamos tentar trazer a Almodôvar espectáculos nunca vistos na nossa região pelo Centro Equestre da Lesiria Grande, para que os jovens possam ter uma visão mais abrangente do que é a equitação e como a podem praticar em diversos níveis.
Conscientes estamos do que é fundamental e imprescindível o apoio de todos no desenvolvimento do nosso projecto, será de realçar a participação dos senhores criadores do nosso concelho, de forma a demonstrar que a modalidade está viva e em desenvolvimento e que aquilo que produzem não será um vazio no futuro.
Vamos assim guiar-nos por critério e objectivos específicos para que possamos com a nossa associação enriquecer a equitação a região e o concelho em particular pelo que contamos com a Câmara Municipal. Junta de Freguesia Governo Civil e outras instituições e Empresas.

O Presidente da Associação, 15 de Março de 2006

 

Nota de Introdução do Presidente

Passados dois anos e meio da existência da nossa Associação continuamos empenhados em levar os objectivos da nossa Associação para o futuro, os parabéns a todos aqueles que directamente e indirectamente tem contribuído para que isso fosse possível, pelo desempenho que tivemos no âmbito associativo, concluímos com algum sacrifício o estava previsto no plano de actividades de 2006.
Foram importantes os apoios que tivemos por parte de algumas Instituições e Entidades e Empresas Particulares que nos concederam donativos para fazer face a despesas que tivemos com os eventos que realizamos e que estavam propostos no nosso Plano de Actividades do ano de 2006.
O nosso concelho já é uma referência na equitação, pois todos os eventos efectuados por nós foram de grande prestigio com nomes de pessoas sonantes na equitação, trouxemos a Almodôvar a maior e melhor escola equestre do País (Companhia da Lesiria Grande) com o Professor Luís Valência, pena foi a aderência das pessoas não ser a esperada por nós dai peca a altura da época do ano em que foi feita  e o gosto e  educação equestre mas a seu tempo chegaremos lá.
E para lá chegar iremos começar por baixo pelas crianças das escolas do ensino Básico e Secundário, pela sua formação nas escolas da Associação e pelo gosto dos cavalos.
Já chegamos em curto espaço de tempo onde outros com muitos anos ainda lá não chegaram, mas não podemos ficar parados temos que ter vitalidade para fazer mais e melhor com novas ideias novos projectos novas pessoas, desenvolver os Departamentos internos da Associação o da juventude principalmente para cativar os jovens dar-lhe algo que gostem para os ocupar nos tempos livres e retira-los dos maus vícios que a sociedade tem.

A Câmara Municipal de Almodôvar e a Junta de Freguesia  têm nos apoiado com subsídios financeiros e em géneros dentro das suas possibilidades para a construção das boxes para alojamento dos cavalos da Associação utilizados na escola de equitação. 
Contando a nossa Associação com 90 associados oriundos do concelho e de outros concelhos limítrofes, temos para 2007 outros objectivos a atingir que passam por aumentar o numero de sócios por uma componente comunicativa, educativa e social:
Pretendemos apresentar junto do Conselho Directivo das Escolas do 1º. e 2º  Ciclo   do Ensino e do Secundário, uma proposta para iniciar aulas de equitação às crianças e jovens que mostrem  interesse por esta modalidade desportiva e de lazer.
Fortalecer o protocolo com a CERCICOA com mais alunos nas aulas  de hipoterapia com crianças e adultos com deficiência física e mental, acompanhados pelo fisioterapeuta e pelo equitador com a formação especifica nesta área.

A ocupação dos tempos livres dos jovens e dos adultos queiram utilizar os nossos serviços e as nossas instalações o podem fazer desde que sejam associados ou filhos de sócios bem como sejam sócios do INATEL.
Formalizamos a nossa inscrição de sócio filiado na INATEL onde poderemos colaborar com esta Instituição na organização de eventos no nosso concelho e que procurem uma componente desportiva social e de lazer dos seus sócios, dado que esta instituição faz parte integrante dos nossos estatutos.
Continuaremos a ter um papel ponderante no turismo e no desenvolvimento sócio económico da região, para isso apostamos em eventos que vão de encontro à descoberta das nossas paisagens da nossa gastronomia dos nossos costumes tradições e produtos regionais, para tal contamos com a Região da Planície Dourada.
Iremos tentar trazer a Almodôvar novos espectáculos nunca vistos na nossa região que passam por uma tourada com anões especifica para cativar as crianças na sua relação com o cavalo.
Cientes estamos que elaborar um plano de actividades não é tarefa fácil para uma associação como a nossa onde o cavalo é animal predominante e onde o homem tudo pode fazer para o conquistar respeitar e valorizar o seu trabalho no dia a dia.
O apoio de todos é fundamental para que a nossa associação possa ter um futuro consistente onde a participação dos senhores criadores do nosso concelho e de outros possam através da nossa Associação terem uma porta aberta para a divulgação selecção dos seus equinos e que aquilo que produzem e criam não passe de um vazio constante e seja uma forma viva e de desenvolvimento para o futuro.
Vamos assim guiar-nos por um critérios com objectivos específicos e planificados que passem por uma envolvente de parceárias de Instituições e associações do concelho que possam contribuir para enriquecer a equitação a região e o ncelho em particular.


O Presidente da Associação, 12 de Fevereiro de 2007

 

Almodôvar Associação dos Cavaleiros da Vila Negra